segunda-feira, 21 de junho de 2010

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA-H)

TDA-H é uma perturbação neurológica transmitida em grande parte, geneticamente que causam falta da atenção aos detalhes ou comente erros por falta de cuidado nas tarefas escolares, tem dificuldade em manter atenção em tarefas ou em atividades lúdicas, não seguem as instruções ou não completam suas atividades escolares, perdem objetos necessários para suas tarefas, freqüentemente brincam ou mexem excessivamente os dedos, mãos, pés ou movem-se da cadeira, dificilmente espera sua vez em jogos ou conversas, esses são alguns dos sintomas de uma criança com TDA-H. Trabalhar com crianças com esse transtorno é um pouco complicado, pelo fato que o professor tem ter uma observação a mais a esse aluno, mas mudanças em sala podem ser feitas para auxiliar o aluno e o professor, como: sentar a criança em um lugar preferencial, local onde a criança fique perto do professor como na primeira ou segunda fileira, manter um contato visual direto, verificar quais são os alunos que melhor se comunicam com o aluno para sentar perto, com isso o professor pode aproveitar a posição preferencial para codificar as chamadas de atenção, como por exemplo: o professor não precisará perdi silencio para o aluno e sim tocar em seu ombro pedindo atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário