segunda-feira, 21 de junho de 2010

Construtivismo e a Prática educacional.

O conhecimento é algo que se constrói com a interação e a relação com outro, por este ponto pode-se destacar que o conceito de inteligência não é transferível, mas sim acumulado, por meio, da observação com o outro. Dorneles (2000) diz que “o conhecimento é visto como algo a ser construído pelo sujeito, pelo aluno, no contexto de suas interações (relação) com o outro”, sendo assim realmente não podemos transferir para o outro, mas passar a informação. Neste caso, tem o conceito de assimilação e acomodação de Piaget, no qual ao se relacionar com o meio, com a sociedade o individuo incorpora a informação e transformam o que foi absorvido para criar caminhos, possibilidades para chegar ao conhecimento. É como fases em que o homem constrói e reconstrói a interação entre uma pessoa e outra e cada coisa (informação) absorvida ajuda desde a infância até a vida adulta, assim o que se aprende na infância foi acomodado e assimilado para a construção do seu próprio conhecimento em sua vida futura, e isso podemos destacar como o conceito de esquema criado por Piaget, onde a criança, aluno apresenta pouco informação e à medida que vai crescendo vai absorvendo cada vez mais tornando assim mais generalizados para a vida adulta.

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