sábado, 26 de junho de 2010

As contribuições da família e da escola para a formação da independência e do autoconceito da criança na fase escolar

A família tem um papel importante na vida da criança na fase escolar, pois é o primeiro contato social da criança, no qual a mesma obtém as primeiras informações e conhecimento da relação com o outro e isso acarretará na sua formação. Um convívio familiar que há respeito, segurança, tranqüilidade, incentivos traz um autoconceito para a criança e a formação de sua independência, ao chegar à escola a criança pode confirmar esse conceito e sua relação com as novas pessoas terá uma melhor interação, além de ter um bom rendimento escolar.
A escola também tem sua importância nessa fase, o professor é como um modelo a ser seguido, ou seja, um espelho para as crianças e isso fica bem visível, pois nessa fase que a criança começa a brincadeira de escolinha. O professor tem que se mostrar firme, tranqüilo e transparente na hora de transmitir o conhecimento e tem que haver uma interação entre o professor e as crianças.
Tantos a família como a escola tem que tomar cuidado ao corrigir a criança, para não deixar a criança insegura, sentindo-se incapaz de realizar algo, como essa é a fase de iniciação da formação da personalidade tudo que for falado é guardado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário