segunda-feira, 21 de junho de 2010

Criança nos anos Pré - escolares: Aspectos cognitivos, afetivo-sociais e morais.

O pensamento da criança começa se formado entre os 2 aos 6-7 anos, iniciando pela fase da imitação diferida, na qual a criança possui uma imitação mais avançada, começando imitar objetos, animais. Depois entra na fase do jogo simbólico, fase essa estudada por Vygotsky como a fase do faz-de-conta, sendo que a criança começa a brincar de imitar a mamãe, o fazer comidinha, professora, etc. Logo em seguida, entra na fase do desenho, que começa com as garatujas e depois passa para os desenhos mais realistas, ou seja, mais próximo da realidade. Em seguida vem à fase da imagem mental, a criança começa utilizar suas experiências para recontar um fato e isso pode ser de forma confusa, pois a mesma ainda não sabe ordenar os fatos. E por fim, chegamos à linguagem falada, a linguagem da criança está bem estabelecida, a criança entra na fase do “por que”, já começa a utilizar as regras gramaticais, falar uma frase completa e tem uma agilidade maior no pensamento.
Nesta fase da pré-escola a criança tem dificuldade de contextualizar, ou seja, tem limitações de pensamento. Exemplos: se colocarmos duas plantas e três árvores, e perguntarmos quantas plantas têm, ela dirá duas plantas, ignorando que as árvores também são plantas; outro exemplo: ao desenharmos quatro círculos próximos e quatro círculos separados e perguntarmos qual tem mais ela dirá que os que estão separados têm mais, por ocuparem um espaço maior.
A relação com outro nessa fase é marcada pelo interesse, no qual aceita amizade de quem lhe oferece mais vantagens, ou que brincam mais com ela, emprestam objetos, etc. Exemplos: se ao brincar com amigo e outro lhe oferece algo para brincar com ele, ela deixa o amigo que estava brincando para brincar com quem está lhe oferecendo algo; outro exemplo, conversando com um amigo e chegar outro que lhe interessa mais, deixa o amigo de lado.

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