sexta-feira, 7 de maio de 2010

Português/ Libras/Artes

Ano: 1ª série.

Carga Horária: 5 aulas

Recursos:
* Livro: Chapeuzinho Vermelho;
* Folhas para registro das história ditada;
* Lápis de cor;
* Cola;
* Cartolina
Objetivos:
* Desenvolver a produção de textos em linguagem escrita por meio de ditado para o professor;
* Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem que se usa para escrever;
* Desenvolver a comunicação e o letramento;
* Construção da escrita;
* Promover o conhecimento da Língua de Sinais.

Conteúdo:
* Reescrita da história:
Chapeuzinho Vermelho.


Procedimentos Didáticos:

1ª Etapa:
Em roda, ler para os alunos a historinha realizando sinais para contar a história e anunciar que esse será recontadas pelo grupo e ditados para o professor. A historinha contada por eles farão parte de um livro que cada um vai ganhar.

2ª Etapa:
Relembrar oralmente e com sinais o historinha e inicie a produção dos textos pelos alunos.
Registrar com exatidão os acontecimentos ditados e em alguns momentos ajudar a recuperar a história com base em passagem da narrativa. Ex: Qual o caminho feito pelo lobo para chegar à casa da vovó antes que a Chapeuzinho?
Reeler aos poucos os trechos ditados pelos alunos.

3ª Etapa:
Reeler o texto produzido pelos alunos. Diga que o texto terá de ficar muito bem escrito, assim como no livro, pois será visto por outras pessoas e todos devem compreender.
Interrogue-os sobre a linguagem utilizada para escrever. Ex: Marcas de oralidade como: (aí, né, então) ou muita repetição de palavras.
Retomar ao texto questinando sobre tais palavras.

4ª Etapa:
Apresentar o texto produzido pelos alunos em roda.
Discutir com eles sobre as ilustrações que farão pare da história.
Digitar os textos, deixando espaços para os alunos desenharem.

Observação: Sempre imprimir cópia, pois nessa fase a criança sempre borrar muito e depois tenta apagar.

5ª Etapa:
Colar na contracapa uma apresentação explicando que os textos foram produzidos pelos alunos com base no ditado para o professor.

6ª Etapa: Produção Final
O livro com a história reescrita pelos alunos para ser levado para casa.

Avalição:
O que importa não é a memorização, mas a produção do texto, recuperando os principais acontecimentos da narrativa, pautada por elementos da linguagem escrita. Além de proporcionar ao aluno surdo uma maior interação na escola.

Um comentário: