Carga Horária: 5 aulas
Recursos:
* Livro: Chapeuzinho Vermelho;
* Folhas para registro das história ditada;
* Lápis de cor;
* Cola;
* Cartolina
Objetivos:
* Desenvolver a produção de textos em linguagem escrita por meio de ditado para o professor;
* Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem que se usa para escrever;
* Desenvolver a comunicação e o letramento;
* Construção da escrita;
* Promover o conhecimento da Língua de Sinais.
Conteúdo:
* Reescrita da história:
Chapeuzinho Vermelho.
Procedimentos Didáticos:
1ª Etapa:
Em roda, ler para os alunos a historinha realizando sinais para contar a história e anunciar que esse será recontadas pelo grupo e ditados para o professor. A historinha contada por eles farão parte de um livro que cada um vai ganhar.
2ª Etapa:
Relembrar oralmente e com sinais o historinha e inicie a produção dos textos pelos alunos.
Registrar com exatidão os acontecimentos ditados e em alguns momentos ajudar a recuperar a história com base em passagem da narrativa. Ex: Qual o caminho feito pelo lobo para chegar à casa da vovó antes que a Chapeuzinho?
Reeler aos poucos os trechos ditados pelos alunos.
3ª Etapa:
Reeler o texto produzido pelos alunos. Diga que o texto terá de ficar muito bem escrito, assim como no livro, pois será visto por outras pessoas e todos devem compreender.
Interrogue-os sobre a linguagem utilizada para escrever. Ex: Marcas de oralidade como: (aí, né, então) ou muita repetição de palavras.
Retomar ao texto questinando sobre tais palavras.
4ª Etapa:
Apresentar o texto produzido pelos alunos em roda.
Discutir com eles sobre as ilustrações que farão pare da história.
Digitar os textos, deixando espaços para os alunos desenharem.
Observação: Sempre imprimir cópia, pois nessa fase a criança sempre borrar muito e depois tenta apagar.
5ª Etapa:
Colar na contracapa uma apresentação explicando que os textos foram produzidos pelos alunos com base no ditado para o professor.
6ª Etapa: Produção Final
O livro com a história reescrita pelos alunos para ser levado para casa.
Avalição:
O que importa não é a memorização, mas a produção do texto, recuperando os principais acontecimentos da narrativa, pautada por elementos da linguagem escrita. Além de proporcionar ao aluno surdo uma maior interação na escola.
Adoreiiiiiiiii esse projeto. Parabéns.
ResponderExcluir