quinta-feira, 6 de maio de 2010

Algumas atividades que podem ser utilizadas em sala de aula.

Atividade: “Feche a Caixa”.
Objetivos:
Dar diferentes possibilidades de adição para obter o mesmo resultado.
Mostrar formas de agrupamentos para adicionar mais de uma parcela.
Desenvolvimento:
Dividir a sala em duplas. Este jogo foi inventado pelos marinheiros normandos e levado a muitos países. Com todos os números expostos, o primeiro participante lança os dados, soma os pontos e fecha as casas com o valor do total obtido. Ele joga novamente os dados, repetindo o procedimento, mas dessa vez usando somente os números abertos. Quando o total de pontos não permitir fechar mais nenhuma casa, o jogador somará os valores que continuaram expostos. Abrem-se novamente as casas para a próxima. Quem faz menos pontos ganha o jogo. Quando as caixas 7,8 e 9 forem fechadas, joga apenas um dado.
As crianças podem contar os pontos dos dados de 1 em 1, fazer sobre contagem, ou seja, chegando à montagem da conta.

Atividade: A, B, C, Quem levanta é você?
Objetivos:
Encorajar as crianças a reconhecer as palavras;
Promover a interação entre as crianças;
Desenvolvimento:
Antes de começar a brincadeira, confeccione as cartas para o jogo. Em cada um dos 10 cartões, escreva uma letra do alfabeto em maiúscula. Escolher 10 letras que façam partes dos nomes das crianças que estão participando da brincadeira. Nos outros 10 cartões restantes, coloquem palavras que fazem parte do cotidiano das crianças.
Convide as crianças a juntarem-se sentando em círculo e explique que você irá fazer uma brincadeira chamada A, B, C, Quem levanta é você. Diga: “Eu darei uma carta para cada um. Olhem para suas cartas e prestem bastante atenção no que irei falar”.
Embaralhe as cartas e dê uma para cada criança. Diga: Se você tem uma carta com uma letra..., levante e dê uma dançadinha! Depois que a criança levantou, peça a ela para mostrar para o grupo a carta que tem em mãos.
Recolha todas as cartas, embaralhe e distribua-as novamente. Dê agora instruções para levantarem as crianças que possuem palavras. “Se você tem uma palavra..., levante e dê um pulinho!” E assim vai intercalando entre letras e palavras.
Acabe o jogo quando todos tiverem participado após a brincadeira relembrar as palavras utilizadas na brincadeira e escreva no caderno e com as letras formar palavras. Essa atividade pode ser dupla.

Atividade: Telefone sem fio
Objetivos:
Trabalhar e estimular a atenção, percepção sonora e interação.
Desenvolvimento:
As crianças são colocadas sentadas uma ao lado da outra em formato de circulo ou em uma linha horizontal. A primeira da fila deve pensar uma palavra ou frase, e dizer no ouvido da segunda, e assim por diante até a última.
O último deve falar a palavra ou frase, e assim descobrirão se chegou certa, ou se mudou no meio do caminho.

Atividade: Desvie das garrafas
Objetivos:
Promover a interação entre as crianças;
Trabalhar atenção e percepção.
Desenvolvimento:
Colocam-se várias garrafas de plástico vazias uma ao lado da outra, cada uma com uma numeração e sinais das operações matemáticas (o espaço entre elas será maior ou menor, conforme a habilidade dos participantes). Os jogadores formam duas filas, permanecendo afastados vários metros das garrafas. O primeiro jogador de cada coluna lança a bola, fazendo-a deslizar pelo chão, em direção ao espaço existente entre duas garrafas; ela terá de ultrapassá-las, passando pelo espaço entre uma e outra. O jogador que lançou a bola deverá, depois, pegá-la e entregá-la ao companheiro de trás, que procede da mesma forma, e assim sucessivamente. Vence a equipe cujos jogadores derrubarem o menor valor da somas das garrafas.

Atividade: Lembrar o que viu
Objetivos:
Memorização de imagens;
Enriquecimento do vocabulário;
Desenvolvimento:
Mostre o livro ou a revista para crianças depois de mostrar feche o livro, revista e peça para o aluno tentar lembrar o que viram. Conforme as crianças forem falando vai anotando na lousa e depois solicite que os mesmos desenhem as imagens que recordarem.

Atividade: Encontre o resultado.
Objetivos:
Desenvolver o raciocínio; Agilidade; Atenção
Facilitar a compreensão das grandezas numéricas.
Desenvolvimento:
O professor mostrará para o grupo, em uma folha, números que representam as quatros operações. Os alunos terão que armar, e encontrar o resultado.
Cada resultado certo vale cinqüenta pontos. O professor já deve ter o resultado em outra folha de papel. Não pode esquecer-se de realizar cálculos de acordo com o nível de escolaridade dos alunos.

Atividade: Trenzinho de palavras.

Objetivos:
Desenvolver a atenção, a destreza e divertir.
Desenvolvimento:
Os alunos são acomodados lado a lado em uma roda. O professor deve escolher um aluno para iniciar o jogo. O aluno dirá uma palavra qualquer, por exemplo: amigo. O próximo aluno a esquerda dele, deverá dizer outra palavra que comece com a ultima letra da palavra amigo. Por exemplo: ontem. O próximo a esquerda irá dizer uma palavra que comece com a última letra da palavra ontem. E assim sucessivamente até que alguém erre ou repita uma palavra já escolhida

Um comentário: